terça-feira, 11 de janeiro de 2011

dos grupos

Hoje eu quero filosofar, então trata de acomodar-te logo!
Vamos falar sobre grupos.
Tem sempre aquele lado da família que você gosta mais, que te faz sentir mais em casa, por mais que sua casa seja a casa de todos os tios e tias e primos e avós. Às pessoas desse grupo nós damos o direito de falarem das nossas vidas e se meterem quando quiserem, por mais que desejemos com toda a força do mundo facultar esse direito em alguns momentos. Nossos deveres para com eles são claros: agir com calma, não xingar nem falar palavrão. De todos os grupos da sua vida, provavelmente é o único que está sujeito a essa regrinha dos palavrões e que sempre o estará. E ainda que a regra seja violada, é o único caso em que você pede desculpas sinceras a alguém porque se arrependeu, e não porque é apenas mais uma convenção social.
Seguindo a linha, tem o grupo que você chama de 'grupo de amigos', seja no msn, orkut, facebook ou twitter. Mas aí temos uma diferença: os amigos são aquelas pessoas que a gente deixa fazer falta e não sente vontade de cobrar presença ou atenção. São exatamente aquelas pessoas que chegam, às vezes sorrateiros ou como ex-namorados, e ficam pra valer. Na vida, não acredito que consigamos mais que 5 verdadeiros amigos, é quase impossível!
No mesmo parâmetro das redes sociais, existem os amigos das redes sociais, que normalmente são colegas de classe ou de trabalho, que a convivência (às vezes fatídica) nos obriga a ter em nossas vidas. A grande maioria nem faz falta, serve só pra acompanhar suas conversas durante as aulas, completar o número de integrantes do seminário e ouvir seus infanticídios - adoro esse termo! - em horas de desespero nas quais os amigos não podem estar presentes.
Família? Sim, claro, mas nem sempre contamos tudo à família, não é?
Existem uns grupos que são pra sempre enquanto duram, grande maioria acontecendo em fins de ensino médio. Daí, na universidade, percebe-se que era tudo muito utópico e que aquelas pessoas quase não são vistas por você em sua nova rotina.
Existe também o grupo do passado. Aqui se enquadram os ex-namorados que temos raiva, colegas da turma de mil-novecentos-e-não-sei-quando e afins.
Nesse âmbito, haverá de lembrar daquelas pessoas que se enquadram num grupo distinto do que convém à sua rotina: o grupo dos que passaram mas que não foram. É como se tivessem feito uma prova de vestibular e tivessem sido reprovados: por isso não saíram do lugar (que você pode chamar de 'coração'). Aqui se enquadram as pessoas a quem você quer muito, muito, muito bem mas que, de alguma forma, falharam com você. Só que você sente vontade da presença alheia de novo, entende? E é a esse grupo que você dá o direito de voltar atrás quando quiser, nem que seja pra um abraço ou uma conversa rápida e boba; e é a esse grupo, também, que você se dá o dever de manter as portas e janelas abertas pra que voltem a habitar quando sentirem vontade. Só que dessa vez você deverá ter se dado o dever de abrigá-los da mesma forma - senão melhor - do que era antes, pra que não haja distinção. Dentre o grupo, tem sempre aquela(s) pessoa(s) que nem fazem falta enquanto não são lembradas mas, quando o são, parece que metade do tempo da Terra passou e que aquelas lembranças oram todos os dias pra que o futuro se ajeite e fique tudo em paz. Mas aí o futuro já é seu presente, porque já se passou muito tempo. Presente que você dá a si mesmo.

9 comentários:

  1. Tantos grupos. Nossa, percebi que faço parte de muitos Oo

    ResponderExcluir
  2. O ser humano é um ser social. Apenas alguns iluminados eremitas, conseguem viver sozinhos...

    ResponderExcluir
  3. Grande quantidade de grupos. O interessante são as características de cada um.


    http://www.maisqueindelevel.com/

    ResponderExcluir
  4. Achei bem interessante essa divisao em grupos...tem outro detalhe também, na vida a gente sempre vai do nada pro tudo depois volta pro nada ne? Na quarta serie somos tudo, dps na quinta nada, aí na oitava voltamos a ser tudo, no primeiro ano, nada...e assim vai...

    ResponderExcluir
  5. Amei o texto, de verdade :) mas a vida é assim,tudo nessa vida se caminha por afinidades,gostos e etc :) você escreve bem demais, parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Vc escreve muito bem.. parabens pelo texto!!

    Parabéns pelo blog também.. entra no meu e se gostar pode seguir!!

    ps.: estou te seguindo!

    Abraço,
    P.A.
    ______________________________________
    http://www.preguicaalheia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do texto, sinceramente! Fiquei impressionada com o número de grupos que existem e de quantos eu faço parte. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita, volte sempre!