terça-feira, 27 de julho de 2010

casinho

Se estiver incômodo na poltrona, pode falar. Mas voltemos ao outro tópico, já é mais de uma hora da madrugada e as palavras fluem melhor depois que o mundo se cala. É claro que sempre as pessoas vão sair e entrar na sua vida, deixando marcas inimagináveis! Imagine como se ambas fossem um pedaço de papel. Se colados, quando se separam sempre fica um pouquinho de cada no outro. É quase uma sentença de morte, não acha? Deixar-se colar dessa forma com uma pessoa que às vezes você nem conhece na íntegra e, então, entregar parte de seu espírito a ela. É uma atitude bonita até. Mas isso é um assunto muito discutido e eu odeio conversar sobre coisas normais. Claro, claro, pode inclinar melhor a poltrona. Era do meu avô, ele gostava muito dela. Está mais frio do que antes, portanto trate logo de abrir esse cobertor e se agasalhar!
O engraçado é que as pessoas sempre se deixam marcar. Bem, vou contar uma historieta agora. Tenho-a decorada apenas, desconsidere qualquer erro de roteiro. Lá vai:

A estranha borboleta que tinha aparecido agora pousava na pétala do roseiral que ficava na varanda. O céu estava estrelado e ventava levemente. O cheiro da brisa do mar havia ficado mais forte por conta do aumento da maré. Era lua cheia. A borboleta voava aparentemente sem destino. A rua estava movimentada, era noite de sábado. A prostitutas na esquina paravam os carros com suas pernas nuas, os quiosques da praia estavam cheios e alguns casais namoravam à grande luz da lua. Um vendedor passava anunciando o preço dos côcos enquanto a polícia fazia sua ronda rotineira. Quem passasse por aquela rua poderia ver o menino na varanda, observando toda a cena. A casa era uma das maiores da vizinhança, e a varanda ficava um pouco acima da cerca elétrica, que encobria os velhos muros de pedra que davam um ar de castelo à fachada da casa. Ele chorava. Observou a borboleta por algum tempo, suas asas calmas que mais lhe pareciam um rosto lhe fitando, olho-no-olho. Asas douradas. Muito diferentes para as borboletas - ou mariposas - com que ele estava acostumado. Normalmente, ainda mais nessa época do ano, as 'borboletas' que ele via eram raquíticas e pequenas, daquelas comuns em campos abertos. Não havia ninguém em casa. Seus pais haviam viajado. Filho único, tinha poucos amigos, daqueles de universidade que se acha perdidos por aí. O vento secou a água do seu rosto, deixando apenas duas linhas de sal, como que duas tatuagens quase imperceptíveis, não fosse o cheiro do seu sal se misturando com o cheiro de todo o sal do oceano. Nem ele sabia porque chorava tanto. Seus olhos castanhos agora estavam vermelhos, como o mar quando fica com raiva. As cortinas atrás de si balançavam a poeira do seu quarto sujo e faziam sombras como vultos. Regrediu e fechou as janelas, trancando o mundo do lado de fora, sem querer saber dos casais, do homem do côco, da polícia, dos quiosques, das prostitutas... Não sentia fome havia dois dias, apenas bebia água e comia uma ou duas frutas ao correr das longas 24 horas que agora lhe apareciam. Nunca havia parado para pensar quão longo é um dia, ou quanto tempo se perde não vivendo. A angústia já nem lhe tocava tão forte, sua mãe chegaria no dia seguinte e tudo estaria bem, completo. Era sua melhor amiga, sempre o fora. O cansaço de um dia de cicatrizes agora batia forte. Não estava com saco nem para ir no BOB's tomar seu ovomaltine de todo sábado. Ao som de 'Down em mim', do barão vermelho, ele deitou e dormiu...

domingo, 25 de julho de 2010

bem vindos, podem se sentar

Faz tempo que meu tempo esqueceu que eu tenho muito tempo pra escrever. Particularmente, gosto bastante de escrever, por mais que não o faça com muita destreza. É interessante reservar um espaço único para crônicas e afins, mesmo sabendo que eu não vou tê-las publicadas em grandes jornais ou ter muitas visualizações. O Poemas de Inverno, meu blog mais ativo, tá com exatas 1500 visualizações. Esse daqui vai ficar só pra coisas pessoais: ensaios, coisas da alma, reflexões e outras tantas coisas emo que temos por aí. Tentarei deixá-las menos emo. Juntarei coisas de outros blogs meus que agora estão offline e zipá-los por aqui. Boa leitura.

-

Antes de mais nada, vamos entrar, não é? Como você está vendado, deixe-me apresentar a casa. Não, não se mova, pode ficar parado aí mesmo. Deixe-me só fechar a porta. Volto em exatos 4 passos. Pronto, podemos prosseguir. Você gosta de cores? Eu adoro cores. A cor da casa é violeta. Decorei-a com violeta e marrom porque queria um ambiente bem aconchegante. Apesar de cores mortas, eu gosto delas. O som que você ouve agora é o som do mensageiro do vento pendurado no humilde lustre da sala. Mas não se deixe enganar pela beleza da palavra 'lustre', é humilde mesmo, é um lustre à luz de velas. Existem exatamente 7 velas acesas agora, afinal é noite, caso você não lembre. Existem, abaixo do portador das velas, duas poltronas no estilo 'vovô'. Uma amarelo queimado e outra marrom. Um centro redondo de madeira, bastante antigo, separa elas duas. Em cima do centro, apenas uma caneca de porcelana branca com resquícios do chá de canela da noite passada. Gosto de chá de canela, sabe? É um vício necessário. Comecei o vício depois de um poeminha de uma situação inusitada. A cadeira marrom fica do lado esquerdo, o centro no centro e a poltrona amarela do lado direito. Logo atrás desta tem uma entrada para a cozinha, que não nos interessa agora. Atrás da poltrona marrom tem a passagem para o corredor, que leva aos quartos e à biblioteca, bem como ao banheiro, que também não nos interessa agora. Abaixo do centro tem um tapete vinho com decorações beges-não-tão-beges. O piso do chão é um marrom queimado também. Sou bem unicolor às vezes. Agora, em 5 passos médios, chegaremos às poltronas. Vamos? Isso, isso, agora vire-se um pouco para a direita e sente-se. Pode se sentir à vontade, tire esses sapatos, deixe-me guardar essa bolsa. Melhor assim? Engraçado, faz tempo que não recebo visitas. Não se importe com a chuva lá fora, a casa é bem protegida contra inundações. Apenas curta o clima chuvoso e frio à luz de velas. Jajá a moça que cuida da casa trará um chá e alguns biscoitos, tudo bem? Para o caso do frio começar a ser muito pedante, ao seu lado esquerdo tem um cobertor xadrez em três cores: vermelho, branco e preto. Os quadrados são grandes, do tipo dez por dez. Desculpe, tenho a mania feia de ser detalhista. Acho que agora podemos conversar um pouco. Mas, antes, vamos estabelecer uma coisa: a partir de agora eu conto as histórias e você as ouve. Se você pudesse ver, imagine que eu seria as palavras e você o leitor, certo? Bem, vamos conversar.

-



O cobertor.